27.5.10

Museu Municipal Dr. Santos Rocha

AGENDA DE ACTIVIDADES DO SERVIÇO EDUCATIVO
- Junho 2010 -

Actividades Criativas ao Sábado - Atelier de pintura com vegetais:
Quando falamos em pintar vem-nos logo à cabeça tinta, pincéis, telas…
Mas desta vez propomos algo diferente: aliar a pintura aos alimentos, neste caso os vegetais. Depois de uma experiência sensorial, as crianças serão convidadas a pintar, utilizando os legumes como pincel! Para filhos (e pais…) partilharem uma tarde de exploração plástica!
Destinatários: Crianças dos 4 aos 8 anos; Nº de participantes: Mínimo 4, máximo 15; Data: 26 de Junho; Horário: 14h30 às 16h30; Custo: 1€ por participante (Actividade sujeita a marcação prévia até um dia antes)

Era uma vez uma história… O Pintor de Sorrisos César Madureira:
Os livros propostos para exploração durante o mês de Junho são O pintor de sorrisos e O sonho de Evaristo de César Madureira mostram o quanto vale o sorriso e a bondade das crianças!
Dias 2 e 16 de Junho, 23h30 - Destinatários: Jardins-de-infância, Escolas do 1º CEB; Horário: 10h30 e 14h30
Nº máximo de crianças: 22 (Actividade gratuita sujeita a marcação prévia)

Teatro de Sombras - Homenagem ao fundador do Museu António dos Santos Rocha:
A 6 de Maio de 1894 abriu ao público na Casa do Paço, o Museu Municipal da Figueira da Foz, fruto da proposta do ilustre figueirense António dos Santos Rocha.
No ano em que se assinalam 100 anos sobre a data do seu desaparecimento, a casa que fundou presta-lhe homenagem contando, em sombras, a sua vida em prol da grande paixão – a arqueologia.

Data - Dias 9, 17 e 18 de Junho. Destinatários: Escolas do 1º e 2º CEB; Horário: 10h30; Nº máximo de crianças: 22; (Actividade gratuita sujeita a marcação prévia)

Dia Mundial da Criança
1 de Junho, 10h30 – Sabes quais são os teus direitos? E os deveres?
Actividade lúdico-pedagógica de exploração do livro “Os Direitos das Crianças” de Luísa Ducla Soares; Duração da actividade: 45 min. aporx. Destinatários: Escolas do 1º CEB

14h00 – Pintar sorrisos
Vamos encher o museu de sorrisos tal como Jorge, O pintor de sorrisos, que César Madureira criou e André Letria ilustrou; Duração da actividade: 45 min. aprox. Destinatários: Jardim-de-infância e escolas do 1º CEB; (Actividades gratuitas sujeitas a marcação prévia)
---------------------------------------------------------
(Clicar nos programas para melhor os visualizar)
---------------------------------------------------------Saber mais sobre…
Datas a não esquecer na Figueira da Foz:

São João, 24 de Junho
Para além dos tradicionais desfiles e bailes, o São João conta igualmente com a tradição do banho santo.
Na falta de espécimes fotográficos que fixem o evento, fica-nos a descrição feita por Carlos Sombrio, escritor figueirense, numa conferência na Casa das Beiras, em Lisboa, a 4 de Maio de 1941, na qual discursou sobre as Festas de S. João, descrevendo o Banho Santo: "Os romeiros esperavam, aos milhares, que batesse a meia noite. Depois iam até à orla nervosa das ondas. Benziam-se em cruz; erguiam suas súplicas para o céu quase sempre perlado de orvalho, rogando cura para as suas maleitas presentes e defesa das suas doenças futuras ...”

Actividades de apoio à exposição/concurso “Olhó… Manjerico!” dos Departamentos da Educação Pré-escolar e do 1º CEB do Agrupamento das Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz.
Construir uma história sobre o São João na Figueira da Foz
Datas: 11 e 15 Junho; Horário - 10h30; Destinatários - Escolas do 1º CEB

Projecção de imagens sobre os festejos de São João na Figueira da Foz - Datas – 9, 17 e 18 de Junho; Horário – 14h30; Destinatários – Jardins-de-infância
-------------------------------------
MUNICÍPIO DA FIGUEIRA DA FOZ
DEPARTAMENTO DE CULTURA, EDUCAÇÃO E ACÇÃO SOCIAL
Divisão de Cultura, Museu, Biblioteca e Arquivos
Rua Calouste Gulbenkian 3080-084 Figueira da Foz Tel. 233 402 840 Fax 233 402 846