24.11.10

HOSPITAL DISTRITAL DA FIGUEIRA DA FOZ =

Novo Edifício para a Consulta Externa
e Serviço de U
rgência
O Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE, assinou no dia 8 de Junho de 2009 o contrato de empreitada para construção de um novo edifício para instalar os Serviços de Urgência e Consulta Externa.
A obra adjudicada à Empresa Ramos Catarino, S.A., orçamentada em 3,6 milhões de euros, foi iniciada em Julho de 2009 e ficou concluída neste mês de Novembro de 2010.
O Hospital submeteu uma candidatura ao Mais Centro – Programa Operacional da Região Centro, no âmbito do Regulamento Especifico da Saúde, para apoio à construção para a reinstalação e requalificação do Serviço de Urgência cujo montante elegível da candidatura foi de 2,3 milhões de euros para uma comparticipação no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 1.6 milhões de euros.
O novo edifício foi construído em frente ao corpo principal do Hospital e fica fisicamente ligado a este, sendo distribuído em dois pisos e também com uma parte de estacionamento com 200 lugares.
O piso inferior será para o funcionamento do Serviço de Urgência e contará com 1382m², o dobro do actual, visando melhorar a funcionalidade do actual Serviço, através da renovação e ampliação de zonas de trabalho, circulação e de permanência de profissionais e utentes.
O piso superior, com uma área de 1928m², é destinado às Consultas Externas e tem como objectivo reunir num único espaço as consultas de quase todas as especialidades, o que trará várias vantagens, quer para utentes, quer para profissionais.
Este edifício para além dos espaços afectos à prestação de cuidados, irá ainda contar com vários espaços comerciais que incluem uma farmácia de venda ao público, cabeleireiro, florista, quiosque e bar.
A área de influência do HDFF, EPE abrange todo o concelho da Figueira da Foz, os concelhos de Montemor-o-Velho, Soure e parcialmente Cantanhede, Mira e Pombal, sem prejuízo do disposto pelas redes de referenciação hospitalar, no contexto do Serviço Nacional de Saúde.
A zona de influência do Hospital pode abranger cerca de 130.000 habitantes.
Investimento total no novo edifício - cerca de 5 milhões de euros (Obra + Equipamentos).
As novas instalações abriram neste mês de Novembro: a Consulta Externa no dia 08 e o novo Serviço de Urgência no dia 09.
A par dos novos espaços o futuro edifício irá ter várias inovações tecnológicas. Este conjunto irá privilegiar de forma mais humana e eficiente, o primeiro contacto de doentes, visitas e familiares com o Hospital.
Urgência Médico-Cirúrgica:
O corpo clínico do Serviço de Urgência contará em presença física com as seguintes Especialidades: Medicina Interna, Cirurgia, Ortopedia, Pediatria, Anestesiologia, e médicos triadores de Clínica Geral.
Urgência Geral:
Posto Segurança / Posto Administrativo / 1 Sala de Emergência Com entrada independente / 3 Salas de Espera / Salas de Apoio Técnico / Administrativo e Social / WC /Sujos / Vestiário.
Urgência Adultos:
2 Postos Triagem / 1 Posto para Macas / 5 Gabinetes Médicos / 1 Sala de Medicação e Tratamentos / Sala de Observações / 2 Salas de Espera.
Urgência Pediátrica: 1 Posto Triagem / 3 Gabinetes Médicos / 1 Sala para Administração Terapêutica / Sala de Observações / 1 Sala de Espera.
Consulta Externa:
O novo edifício de Consultas Externas vai ter ao dispor dos utentes, excelentes condições, sendo a sua área clínica composta por 38 gabinetes, 21 destinados a consultas externas e 12 para exames complementares e apoio as especialidades de Obstetrícia, Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologista, Cirurgia, Gastrenterologia, Cardiologia e Dermatologia.
Estas novas instalações dispõem ainda de 5 gabinetes indiferenciados, 8 salas de espera, salas de apoio técnico/administrativo e social / WC / Sujos / Vestiários.
No piso superior, irá funcionar também a Farmácia Hospitalar de Dispensa de Medicamentos ao Público e os espaços sociais para Bar, Florista, Cabeleireiro e Quiosque.
Serviços de Urgência:
Médicos – Em média vão estar diariamente no S.U. 14 médicos, distribuídos pelas várias especialidades / 42 Enfermeiros e 19 Assistentes Operacionais afectos ao Serviço.
Consulta Externa:
Médicos – O número é variável, consoante as consultas de especialidade a decorrer / 15 Enfermeiros e 6 Assistentes Operacionais afectos ao Serviço.
Número de doentes atendidos no Serviço de Urgência em 2009 - 75.356
- Geral: 56.473
- Pediátrica: 18.883
Número de doentes atendidos na Consulta Externa em 2009 – 92.622.
Acessos e circuitos do hospital:
A entrada principal do HDFF passará a ser a porta do novo edifício, ou seja, pelo piso das Consultas Externas.
A entrada de veículos para as Consultas Externas e Serviço de Urgência passará a ser feito pelo portão provisório situado a Oeste (junto à praia).
A entrada de veículos de funcionários, bem como o acesso para o Serviço de Aprovisionamento, cozinha, descarga de combustíveis e restantes cargas e descargas, mantêm-se pelo portão situado a Norte.