8.10.11

Parque Cine da Figueira da Foz - Historial

Parque Cine (Centro de Diversões em primeiro plano)
-------------------------------------------------------------------------------------------
O Parque Cine já existia no inicio do século XX, passando por uma ou duas localizações antes de se ter construído e inaugurado num belo edifício que se tornou famoso, apropriado e de boa construção, e com todos os requisitos que esta indústria de espetáculos exigia, situado entre as ruas Cândido dos Reis e dr. Francisco António Diniz, local onde conheceu o seu apogeu, tornando-se um marco no panorama nacional e a mais frequentada casa de espectáculos da Figueira da Foz, muito devido aos programas de alta seleção apresentados.
Este edifício começou a ser construído em 1920 e foi inaugurado em 1925 (datas aproximadas). Eram proprietários Carlos Cooke, herdeiros de Manuel Nunes de Oliveira e José Henriques de Abreu, e a sua gerência assegurada pela empresa Soveral Martins. Lda., cujos sócios gerentes eram Carlos Cooke e João Cândido de Oliveira.
Casa confortável e com capacidade para 1200 pessoas, fazia passar pelo seu ecran “os melhores filmes extraídos das melhores obras e com as mais famosas estrelas de Hollyood” e pelo palco “as mais bem organizadas companhias de teatro declamado e de revista”, com “as melhores estreias e os mais consagrados artistas da arte de Talma”.
Manteve a sua atividade em alta até meados dos anos 50. A partir do inicio anos 60 essa atividade foi decrescendo, até que encerrou em Setembro 1971.
Foi inteiramente demolido em três dias: 19, 20 e 21 de março (5ª, 6ª e sábado) de 1987.
---------------------------------------------------------------------------
O Parque Cine da Figueira da Foz
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Parque Cine durante as Obras
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Parque Cine hoje
============================================================== 
==============================================================
Edifício O Trabalho = Extratos de uma Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura de autoria de Petra Simões:
  Apropriação 
de espaço 
desativado 
- Proposta de 
revitalização 
para 
o edifício 
O Trabalho 
(lugar 
do antigo 
Parque Cine).
=
VER
AQUI