20.3.12

Tennis Clube da Figueira da Foz: Historial e fotos

1950 = Entrada do Tennis Clube
Aérea = Anos 40
Interior = Ano 1935

Tennis Clube visto da Esplanada Silva Guimarães = Anos 50
---------------------------------------------------------------------------------
O Tennis Clube da Figueira da Foz é uma das instituições mais antigas da cidade, fundada por um grupo de figueirenses, entre os quais os senhores Dr. Luiz Carrisso, Dr. António D´Azevedo e D. Luiz de Mello, que conseguiram trazer a prática do ténis para fora dos então principais centros urbanos do país.
Assim, em 05 de agosto de 1917, foram aprovados os primeiros estatutos desta associação, datando a primeira Assembleia Geral, de 17 deste mês. No dia 22 de agosto do mesmo ano a Gazeta da Figueira dá-nos a notícia da inauguração do Clube.
Os estatutos foram aprovados por Alvará do Governo Civil do Distrito de Coimbra no ano de 1928.
Para além de proporcionar a prática do ténis nos seus dois courts iniciais de terra batida, o Clube era então, e sobretudo, um ponto elegante de reunião, cujos chás-dançantes marcavam a agenda social pela sua distinção.
O Tennis Club era na época da sua fundação, a "sala de visitas" da Figueira de selecção rigorosa, cujas festas organizadas durante a época balnear tinham um lugar de destaque na sociedade. O facto do Clube ser utilizado essencialmente para actividades de índole social e jogos de mesa não impediu que tivessem surgido durante esta fase, alguns valores do ténis nacional da altura e que aí se tivessem realizado alguns torneios importantes.
Em 1932 era Presidente da Assembleia Geral o Visconde de Montargil. Em 1933 o Dr. António D´Azevedo era o Presidente da Direcção, tendo como Vice-Presidente o eng. José Vieira de Campos. O Clube tinha um acesso previligiado à chamada Praia das Crianças, adjacente ao terreno das instalações.
Em setembro de 1939 realizaram-se no Clube os Campeonatos Oficiais de Tennis com a participação de 20 jogadores. Os vencedores foram : Mary Motta (Taça José Ferreira Pinto Basto); José Roquette (Taça Dr. Luiz Carrisso); Gabriela Cantarino e Francisco Matos (Taças Condessa de Vinhó e Almedina e D. Luiz de Mello Correia); José Roquette e Manuel Nicolau de Almeida (Taças Tennis Club); e José Roquette (Taça Mondego da Comissão Municipal de Turismo).
Em agosto de 1965 o Clube conseguiu trazer para a Figueira da Foz o Torneio Internacional de Tenis Portugal-Mónaco, com vitória da equipe nacional. Nesse mesmo ano, em julho, organizou o Primeiro Torneio de Tiro aos Pratos, o qual despertou enorme interesse em todo o país. Nesta altura o Clube possuía uma secção de Patinagem.
Foi assim a vida do Clube durante largos anos. Em 1972, são revistos os estatutos, explicitando-se no seu artº 1º do capítulo I que "O Tennis Club , fundado em 1917, é uma associação de caráter desportivo e recreativo, contribuindo para o interesse turístico da Figueira da Foz". Neste mesmo ano, conseguiu-se a cedência, pelo Estado, dos terrenos onde o Clube está instalado mediante o pagamento de renda simbólica.
Este facto-chave na vida do Clube foi registado na Secretaria Notarial em 28 de fevereiro. Cabe aqui lembrar a ação meritória do senhor Dr. Alexandre Lucena e Vale.
Também neste ano, acedendo ao pedido da Comissão Desportiva, a Câmara Municipal ofereceu e mandou instalar nos courts, uma "magnífica instalação eléctrica".
Nos anos 70, o Clube dispunha de secção de Vela, organizava um torneio Internacional de Bridge e um Concurso Hípico Nacional.
A partir de 1980, as condições implementadas de maior abertura proporcionaram que a prática do ténis passasse a ser a atividade principal do Clube. Inclusivamente, a formação passou a ser dada por uma escola profissional.
Por ocasião do 75º aniversário do Clube, este é agraciado pelo Estado com a Medalha de Mérito Desportivo:
Em agosto de 1993, procedeu-se à revisão dos estatutos do Clube, que consagrou como fins:
-Promover a divulgação e prática do ténis no Concelho da Figueira da Foz;
-Criar e manter uma escola de ténis para jovens e realizar campeonatos ou torneios de ténis, podendo participar em provas oficiais;
-Promover nas suas instalações, festas e outras atividades de índole sócio-cultural;
-Proporcionar aos seus associados outras atividades desportivas, culturais ou recreativas, aprovadas em Assembleia Geral.
---------------------------------------------------------------------------------
Entrada:

Instalações (parte de cima):

Instalações (parte de baixo):

"Courts" de cima:

"Courts" de baixo:

Tennis Clube visto do ar: